
Dona Neves (no original Doña Nieves) é uma personagem do seriado mexicano El Chavo del Ocho.
Teve sua primeira aparição, esporadicamente, em 1977, no episódio "O Despejo do Seu Madruga".
Em 1979, a personagem ganha papel fixo no seriado, para substituir, junto com o carteiro Jaiminho, os personagens Quico e Seu Madruga.
PersonagemDona Neves é a bisavó de Chiquinha, e avó de Seu Madruga. Em 1979, após a saída de Seu Madruga (Ramón Valdéz) do seriado, Dona Neves passa a residir no apartamento 72 da vila do Sr. Barriga, junto com sua bisneta.
Dona Neves já é uma senhora de muita idade, mas com um coração de criança. É muito brincalhona, adora inventar piadas com os inquilinos da vila. Mas também, às vezes, Dona Neves é mal-humoradíssima, chegando a bater no menino Chaves, e nas outras crianças da vila como o Nhonho.
Ela faz papéis bem parecidos com o de Madruga pois em um episódio ela despejou o refresco da Pópis na mão dela, igual ao Madruga, quando faz com o Quico em alguns episódios.
Assim como seu neto Madruga, Dona Neves também tem o dom de não pagar o aluguel, para desespero do Sr. Barriga.
Em 1981, com o retorno de Ramón Valdéz (Seu Madruga) ao seriado, Dona Neves deixa de aparecer, perdendo sua credibilidade. Exceto em um episódio onde ela vê seu neto e pula pra cima dele.
Em 1982, Valdéz deixa o seriado novamente para tratar de seu câncer, e Dona Neves volta a aparecer no seriado (com menos freqüencia).
Tem como principal inimiga Dona Florinda, por quem sente uma estranha sensação de desrespeito. Também costuma discutir com esta, e também com Dona Clotilde, o direito de lavar a roupa no tanque do pátio.
Dona Neves, desde que chega na vila em 1979, tem uma pequena queda pelo carteiro Jaiminho, o qual não o corresponde à velha senhora.
A única que ela não conheceu foi o Quico


Nenhum comentário:
Postar um comentário