
Dona Florinda (no original Doña Florinda) é uma personagem do seriado mexicano Chaves. É uma mulher madura, vestida com avental e bóbis na cabeça, envelhecida pelo tempo, viúva de um comandante da Marinha e mãe do bochechudo Quico e constantemente chamada pelos moradores da vila de velha coroca , velha briguenta , velha carrancuda , velha burrona , entre outras coisas.
Dona Florinda é uma mulher que crê que ainda vive numa situação de riqueza, por ser a que tem os melhores dotes financeiros da vila, quando na verdade a situação não está tão boa assim. Mas ela mantém a pose e a honra, e promete que um dia ainda se muda da vila, pra ficar bem longe da gentalha.
Sua grosseria e mau-humor lhe renderam o apelido de velha coroca, ou ainda velha carcumida. Dona Florinda reclama de tudo: da preguiça e vagabundice de Seu Madruga, da sujeira no pátio, da bagunça das crianças. Ríspida e brutalhona, sempre estapeia o Seu Madruga ao ver seu filho Quico chorar, sem nem sequer perguntar se ele teve ou não culpa na história, porém em algumas vezes ela o elogia dizendo até que tem gosto de tê- lo como vizinho devido as famosas frases que ele fala que segundo ela constitui um ensinamento para as crianças.
E Quico é seu mimo, seu xodó, ela o protege de tudo e de qualquer coisa. Mesmo apertada, ela cria o garoto a pão-de-ló.
Mas a amante da ordem, da limpeza e da disciplina se derrete, e seu mau gênio se transforma em doçura e encanto quando ela se depara com o Professor Girafales, que sempre lhe traz uma ramo de flor, e é recebido com uma xícara de café.
Seu nome completo é Florinda Corcuera Vidialpango viúva de Matalazcayno.
Fonte: Wikipédia


Nenhum comentário:
Postar um comentário